Consertar ou comprar um equipamento novo? O que vale a pena?
Trabalhar a redução dos custos e economia de recursos é um dos trabalhos mais importantes de qualquer indústria. Mas é preciso tomar cuidado para não prejudicar a qualidade do trabalho e os resultados.
Um dos pontos importantes a se analisar é de onde vem os componentes de fabricação do equipamento. Por muitas vezes, os aparelhos têm assistências técnicas próprias, porém elas operam fora do país ou em regiões muito distantes. Isso faz com que o envio das peças seja demorado, levando cerca de 15 a 90 dias úteis, caso o equipamento fique parado por esse período, a empresa terá prejuízo.
Para fazer uma análise mais precisa, é recomendado fazer um cálculo de quanto está gastando com o reparo, comparado com o custo total do equipamento novo.
Imaginemos um equipamento cujo preço de mercado seja R$ 30 mil. O conserto tem valor médio de R$ 15 mil. Percebemos que o conserto equivale a 50% do preço do produto novo. Se fosse 80% ou 90%, a decisão seria mais fácil: a compra de um equipamento novo certamente seria mais vantajosa neste caso.
Entretanto, se o equipamento vai passar pela primeira manutenção depois de anos em uso e também desempenha uma função muito relevante no ciclo de produção, então não é viável gastar R$ 30.000,00 com um equipamento novo, visto que, com a metade deste investimento, é possível solucionar o problema.
Por último, é importante analisar o tempo de uso do equipamento, pois se é um aparelho que já saiu de linha, seu conserto ficará mais complexo, ou seja, precisará de uma equipe mais especializada no assunto. Em último caso, a aquisição de um equipamento novo deve ser cogitada.
Sobre a Espectro Eletrônica
A Espectro Eletrônica é especializada em consertos de placas eletrônicas para indústria e comércio, oferecendo soluções com ética, comprometimento e o melhor atendimento do mercado.
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